top of page
foto 1.png

Apresentações digitais

Existem inúmeras ferramentas de software de apresentação.  Para escolher a mais indicada  é necessário ter em conta o público alvo e o tipo de mensagem que pretende passar.

“O meu filho tem que apresentar um trabalho na escola. E agora? Como o ajudo? Percebo pouco de computadores!”As apresentações digitais são exigidas aos alunos cada vez mais cedo mas não se preocupe, existem vários software de apresentação fáceis de utilizar e gratuitos.

É professor (a) e gostava de enriquecer as suas aulas, captar a atenção dos seus alunos? Tem um projeto para a presentar ou gostava de criar uma apresentação digital para mostrar numa reunião de encarregados de educação?

 

Não desespere! É fácil e acessível a todos.

 

Quando se apresenta um trabalho ou projeto, o objetivo é passar a mensagem da melhor forma possível. Uma apresentação digital é fácil de criar e enriquece o trabalho. As apresentações devem ser diretas, criativas e interessantes. Devem ter imagens, gráficos, esquemas e pouco texto escrito, com frases curtas e simples. O objetivo das apresentações é complementar o discurso oral do apresentador e não repetir o que este está a dizer.

As apresentações digitais ainda são confundidas com os PowerPoints, isto porque durante muito tempo estes reinaram no mundo das apresentações. No entanto existem outras opções de criação de apresentações com qualidade, gratuitas e bastante interessantes. É minha opinião que a escolha do software está relacionada com o objetivo do trabalho que se pretende apresentar, com o público alvo e com o tipo de mensagem que se pretende dar a conhecer. Um grupo de encarregados de educação numa reunião é completamente diferente de uma turma de alunos do 5º ano. Por sua vez as exigências desta são muito distintas das de uma turma de alunos do 10º ano! O melhor é conhecer alguns software de apresentação e escolher o que lhe parece mais indicado em cada situação.

Este é o primeiro artigo (de sete) que irei dedicar a software de apresentação. A ideia é dar-lhe a conhecer alguns modos de apresentação (existem muitos outros), que seleccionei por gostar deles, por serem gratuitos, fáceis (ou relativamente fáceis) de utilizar e constituírem um leque bem diversificado, o que lhe permite poder escolher o mais indicado dependendo da situação.

alunos-curiosos-que-usam-um-portatil_109

Tendo como exemplo um aluno do 6º ano que na disciplina de português tem que apresentar à turma, um livro. É importante ter em conta que a apresentação digital não prescinde a elaboração/preparação do trabalho. Neste caso o trabalho é a leitura do livro e a  preparação da sua apresentação oral. A apresentação digital é um complemento ao que o aluno pretende dizer. Aconselho que os alunos criem um guião onde estruturam o que pretendem dizer em cada slide da apresentação. Pode parecer muito trabalho mas facilita a organização das ideias e no final compensa.

 

 

 

Se este é um tema que lhe interessa, fique atento aos próximos artigos:

Apresentações digitais II –PowerPoint

Apresentações digitais III – Prezi

Apresentações digitais IV – Emaze

Apresentações digitais V – Biteable

Apresentações digitais VI – Powtoon

Apresentações digitais VII – Genially

filme 1.png
bottom of page