Prémio Selo de Qualidade eTwinning em Portugal pelo projeto Little Farmers
Prémio Selo Europeu de Qualidade eTwinning pelo projeto Little Farmers. Devido ao encerramento da plataforma Wikispace o projeto foi transferido para nova plataforma – Little Farmers
Prémio Ilídio Pinho pelo projeto Conhecer para Respeitar – Visões da Diferença!
Ao longo da minha carreira profissional obtive al Prémios obtidos com projetos desenvolvidos com recurso às TIC.
Como surgiu este projeto
A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade é irreversível e tem desencadeado profundas transformações no nosso dia-a-dia, a nível individual, social e profissional.
Após ter passado 23 anos da minha vida no “mundo” da educação, foi-se tornando para mim evidente que, independentemente do nível de ensino ou disciplina que se lecciona, as novas tecnologias de informação e comunicação permitem ao professor dispor de novas metodologias que estimulam o interesse e a motivação dos alunos. A tecnologia como uma de muitas outras opções de apoio à aprendizagem
O meu nome é Margarida Almeida.
Sou educadora de infância há 23 anos, formadora nos domínios: Tecnologias Educativas e Didática geral e sou professora eTwinning desde 2014.
A minha formação académica é abrangente: Bacharelato em educação pré escolar (ESES); Licenciatura em educação de infância (ESE Jean Piaget), Pós-Graduação em Gestão e Organização da Formação (ISLA) e Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Utilização Pedagógica das TIC (ESEL).
Estou sempre a aprender, nunca sei tudo, mas tenho a certeza de querer aprender sempre mais.
Sobre mim
.
“O futuro da educação está na capacidade das escolas promoverem a inovação em si mesmas todos os dias.” Adelina Moura
Por outro lado, como mãe de 3 filhos fui sentindo, ao longo dos últimos anos, que é por vezes difícil manter o interesse pela escola vivo, sendo o computador um forte “concorrente”! Que adolescente não considera mais interessante “estudar” no computador em vez de ler livros, pesquisar em dicionários de papel ou escrever? Esta é a realidade dos nossos dias quer gostamos ou não.
Não defendo de maneira nenhuma o uso abusivo das tecnologias mas acredito que se forem usadas de forma moderada e com qualidade, podem ser uma mais valia para os nossos jovens.
Nem todos temos conhecimentos informáticos. Na verdade nem todos gostamos muito desta área. No entanto, em dado momento da nossa vida torna-se necessário que recorramos às tecnologias de informação e comunicação, quer seja a nível profissional, para apoiar os nossos filhos ou simplesmente para uso pessoal/lazer.
É neste sentído que nasceu este projeto – um espaço com conteúdos úteis, simples e escrito em português, que está ao alcance de todos. Um local onde é possível aprender dicas, partilhar conteúdos e solicitar ajuda, existindo como um serviço de apoio.
Este é o Seu Site, este é o Digit@l para Todos. Seja bem vindo!
Janeiro 2018