top of page
Foto do escritorMargarida Almeida

Histórias digitais – Parte I

Este é o primeiro de 5 artigos que falarão sobre histórias digitais e aplicações para as construir.



Conseguir que a criança desenvolva o gosto pela leitura e escrita é um dos objetivos de pais e educadores/professores, que esperam incutir na criança desde cedo o interesse pelos livros.

Por outro lado, a diversidade de opções tecnológicas que a sociedade de hoje oferece, influência de forma inquestionável os interesses das crianças.  A presença das tecnologias no seu dia a dia, o computador, o tablet, o smartphone… faz-nos repensar as estratégias que utilizamos no seu processo ensino/aprendizagem.

Este artigo dá início a um conjunto de apresentações sobre várias ferramentas digitais que lhe permitem utilizar as tecnologias para incentivar os seus filhos a ler e escrever, utilizar os seus desenhos como ilustrações para um livro digital, estimular na sua turma a construção de histórias ou publicar no blog da sua escola o registo de uma actividade em formato de livro digital. Os resultados podem ser infinitos mas os objetivos serão sempre os mesmos: estimular a criatividade e a imaginação.  incentivar a leitura e escrita fomentando uma cultura de partilha com comunidades de leitores e escritores.


Com o objetivo de explorar diferentes estratégias que ajudem a incentivar a leitura e escrita nas crianças e jovens e dar a conhecer aplicações digitais e plataformas que disponibilizam bibliotecas online e comunidades de partilha com interesse nesta área, este tema será apresentado numa sequência de 5 artigos (sendo este o primeiro). Friso que todos os artigos são escritos tendo em conta a minha experiência. Existem dezenas de outras ferramentas que poderão explorar mas estas são as que já utilizei e considero serem muito interessantes e úteis para as diferentes faixas etárias e para diferentes situações. Serão apresentadas as 4 ferramentas digitais: Calameo; Storyjumper; Storybird e Wattpad.

Através destas aplicações vai descobrir que é possível e muito simples: construir um livro digital ilustrado com os desenhos das crianças ou com fotografias; recorrer a um conjunto de obras de arte e utilizá-las para ilustrar a sua história; transformar em poucos minutos um documento pdf, um powerpoint ou um trabalho que fez em formato papel, num livro digital. Vai conhecer plataformas de escritores e leitores onde pode ter acesso a milhares de histórias, de forma gratuita e publicar as histórias que costuma escrever e guarda só para si….

As oportunidades são imensas, só tem que estar atento e acompanhar as próximas publicações.     







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page